sexta-feira, março 19, 2004

"Prémios" e "Concursos" para jornalistas

O site do Sindicato dos Jornalistas (www.jornalistas.online.pt) disponibiliza vária informação sobre "prémios" e "concursos" dirigidos a jornalistas (e também a fotojornalistas); eis alguns exemplos:

«Candidaturas aos Prémios Gazeta até 31 de Março

Termina a 31 de Março o prazo para a entrega de trabalhos candidatos aos Prémios Gazeta de Revelação e de Imprensa Regional, instituídos pelo Clube de Jornalistas-Press Club.
O Prémio Revelação destina-se a jornalistas com menos de 30 anos de idade e que não estejam no exercício da profissão há mais de dois anos. O Prémio Nacional de Imprensa Regional está aberto a todos os órgãos de comunicação regionais cuja periodicidade seja pelo menos quinzenal. (...)».

«Prémio Orlando Gonçalves para jornalismo de investigação

As candidaturas ao Prémio Literário Orlando Gonçalves, este ano dedicado a trabalhos de jornalismo de investigação ou reportagem, estão abertas até 30 de Junho.
Tal como nos anos anteriores, a sétima edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves visa incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.
Cada autor pode concorrer com vários trabalhos, obrigatoriamente escritos em língua portuguesa, devendo os mesmos ser apresentados separadamente e com pseudónimos diferentes. É obrigatória a apresentação da carteira profissional de jornalista para admissão a concurso. (...)».

«Prémio distingue jornalistas corajosas

A International Women’s Media Foundation (IWMF) está a procurar nomeações para os seus galardões, o Prémio Coragem no Jornalismo e o Prémio Carreira de 2004. Os prémios visam distinguir apenas jornalistas do sexo feminino e serão entregues numa cerimónia a realizar em Outubro.
O Prémio Coragem no Jornalismo homenageia mulheres que tenham demonstrado uma excepcional força de carácter para prosseguir o seu trabalho em circunstâncias perigosas: sob pressão política, terror psicológico e outros obstáculos intimidantes.
Para este prémio são escolhidas três mulheres, que recebem uma escultura símbolo de liberdade e coragem e também um prémio monetário. (...)».

Nota: para mais informações visite a página "on-line" do Sindicato dos Jornalistas.

Sem comentários: