domingo, abril 11, 2004

A outra forma de comunicar dos jornalistas

Numa outra publicação do semanário Expresso, a revista "Actual", saiu um artigo muito interessante, na edição de 27 de Março último, sobre as "editoras que apostam no jornalismo".
Segundo o artigo publicado, de José Pedro Castanheira, «são já dez as editoras que criaram colecções sobre ciências da comunicação e jornalismo, com mais de cem títulos publicados». O texto refere que «a editora com maior número de títulos (38) é a Minerva, de Coimbra, dirigida por Mário Mesquita» (jornalista e ex-provedor dos leitores do Diário de Notícias). Aliás, o mais recente título editado por aquela editora chama-se "O Quarto Equívoco - O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea", do próprio Mário Mesquita.
Mas há outras publicações recentes, como o livro de Carlos Fino, jornalista da RTP, que escreveu "A Guerra em Directo", que é o testemunho do que aquele profissional presenciou nos conflitos no Afeganistão e no Iraque.
Também os "blogs" não escapam a esta "onda" de novas publicações, como é exemplo o livro "Weblogs. Diário de Bordo", dos jornalistas António Granado e Elisabete Barbosa, uma edição da Porto Editora. Ainda neste capítulo, destaque para o livro "Blogs", de Paulo Querido e Luís Ene, da editora Centro Atlântico, que se assume como uma "ferramenta" essencial para aqueles que estão a dar os primeiros passos no "mundo da blogosfera", obra que não resisti a ler e que me ajudou também a iniciar-me neste tipo de comunicação.
Como já referi, são muitas as publicações sobre jornalismo e comunicação, e para os interessados por este tipo de leitura deixo os nomes das editoras e respectivas colecções onde podem encontrar os vários títulos naquela área, que é uma outra forma de comunicar dos jornalistas:
Campo das Letras (Campo dos Media); Dom Quixote (Cadernos DQ Reportagem); Livros Horizonte (Media e Jornalismo); Minerva (Comunicação; Ciências da Comunicação; Cadernos Minerva); Editorial Notícias (Media e Sociedade); Porto Editora (Comunicação); Relógio D'Água (Mediações); Temas e Debates (Biblioteca Expresso/Temas e Debates); Vega (Comunicação e Linguagens) e Verbo (Media Hoje).

Sem comentários: