domingo, abril 25, 2004

Uma "boa" Visão dos 30 anos do 25 de Abril

As últimas duas edições da revista Visão trouxeram para as bancas, sem termos de pagar um tostão a mais, dois trabalhos sobre a "Revolução dos Cravos". O primeiro desses trabalhos, intitulado "Os Dias da Liberdade" - Especial 30 Anos 25 de Abril, é um verdadeiro trabalho sobre parte da "nossa" história; dos antecedentes do 25 de Abril, passando pela Guerra Colonial, os passos, hora a hora, da "Revolução", fotografias, e a comparação do Portugal de 1974 e o da actualidade resume as 84 páginas daquela edição, que traz ainda um texto inédito de José (Zeca) Afonso e um artigo de Mário Soares; vale a pena ler!
A outra publicação da Visão, uma edição do passado dia 22 de Abril, é um caderno de 36 páginas com "As fotos de Sebastião Salgado". Segundo a Visão, algumas das fotografias "são inéditas em álbum" e foram obtidas no nosso país por aquele fotógrafo brasileiro, nos anos de 1974 e 1975; também recomendo, sobretudo para aqueles que gostam de fotojornalismo.

Não posso também deixar de destacar a última edição da revista "Única", uma publicação do semanário Expresso, que nos traz "Outras histórias dos anos da revolução", traduzindo-se, como é habitual do Expresso, num excelente trabalho jornalístico, onde não faltam as fotografias de alguns dos momentos que marcaram o virar de uma das páginas da história de Portugal, talvez, a mais importante do século XX.
Neste contexto, destaco ainda um jogo lúdico, lançado, pela primeira vez em Portugal, pelo mesmo semanário, sobre o 25 de Abril; pena que seja uma edição limitada. Tive a oportunidade de passar parte da tarde de hoje (domingo, 25 de Abril) a jogar, e, para além de me ter divertido imenso, considero que se trata de um jogo muito educacional e cultural, que nos leva a "(re)visitar" parte da nossa história, mas, mais do que isso, a aprender mais sobre o que foi o 25 de Abril; aconselho a todas as famílias portugueses, e, por isso, espero que o Expresso tenha a oportunidade de o vir a colocar à venda.

Nota: a última edição do Expresso trouxe-nos, pela primeira vez com aquele semanário, a revista desportiva "Doze"; penso que é o que faltava para que o jornal abrangesse ainda melhor todo o tipo de informação, neste caso, a desportiva; o processo "Apito Dourado" e um trabalho sobre o número 10 da Selecção, Rui Costa, são alguns dos destaques deste magazine.

Sem comentários: